A nossa história

Como nasce

Os Agentes Activos da Felicidade são o culminar de várias décadas de trabalho com base numa terapia breve intitulada de “Trajetória de Vida Positiva” que surgiu a partir do questionamento da prática clínica dos seus autores. Após duas vidas de trabalho em psicoterapia, tentando acompanhar as novas tendências mundiais, estes levaram à conclusão que os paradigmas e referências temporais e espaciais dos pacientes estão actualmente a sofrer uma série de alterações, para as quais as teorias e práticas atuais não têm respostas capazes, rápidas e duradouras. É convicção dos autores que as formas de atuação na área da saúde mental devem estar adaptadas aos modelos culturais e às tendências do tipo de sociedade, vigentes num determinado momento, assim, o passo seguinte foi procurar entre as teorias e técnicas existentes aquelas que se afiguravam mais eficazes para suprir as novas necessidades dos pacientes.

Missão

Criar e formar Agentes Activos da Felicidade, que além de se fortalecerem enquanto indivíduos, actuam na sua comunidade como catalisadores da mudança em prol da cidadania positiva.

Visão

Indivíduos e comunidades positivas plenas de saúde e bem-estar.

Abordagem

Estamos a contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo, onde o bem-estar e a felicidade individual e das comunidades são os objetivos a atingir através do empenho de todos.

Chegamos lá de baixo para cima, começando por mudar as pessoas, fazendo delas cidadãs informad@s e conscientes, socialmente integrad@s e activ@s e, através delas, as comunidades, instituições, etc. onde estão inserid@s.

Queremos que, neste processo, o despertar da consciência conduza ao aparecimento de comunidades positivas e que elas realizem todo o seu potencial curativo de que os tempos actuais necessitam.

Queremos, finalmente, que como resultado dos passos anteriores, toda a sociedade venha a assumir o bem-estar e a felicidade dos seus membros como objectivo principal a ser atingido. Sabemos que não será para amanhã, mas que os pequenos passos que juntos formos dando a isso levarão. Até lá, sustenta-nos a Esperança.